sábado, 27 de outubro de 2012

O falso Patriotismo!

Se tem uma coisa falsa, é o patriotismo que o Brasileiro em Dublin "finge" ter.

Aqui, todo mundo diz ser "bairrista", usam sempre suas camisetas da seleção brasileira, amam seu estado e suas tradições. Meu amigo, o que tem de gente que idolatra o Brasil, não é brincadeira!

Patriotismo.

Agora, vamos a 3 perguntas:
  1. No Brasil, quantas vezes ao ano você vestia a camiseta "amarelinha"? (Não vale contar os jogos da seleção)
  2. Você sabe cantar o hino nacional brasileiro?
  3. Quais são os indicadores do seu estado? (IDH, Taxa de Analfabetismo, PIB, Média de idade, etc)
Se você não tem essas respostas, não banque o patriota! 

Somos brasileiros e temos que ter orgulho disso, porém, fazer "cena" e querer estampar a bandeira na cara, não "tá" com nada!
Brasileiros alegres e contentes.

Se você for no Phoenix Park ou no Stephen´s Green, encontrará várias brasileiras deitadas em cima de "cangas" e bandeiras do Brasil. Mas, chegue ao lado delas e pergunte se sabem qual o significado de Ordem e Progresso. Que nada! Imagine então, saber quem foi o francês Augusto Comte ou o brasileiro Raimundo Teixeira Mendes.

Esses dias inventaram de criar o "Brazil Day", uma singela homenagem aos brasileiros. "Ah, isso é bom demais! Rever os amigos, dançar funk, axé e pagode. Azaração rolando solta, mulherada chapada e muita caipirinha". Agora me expliquem: Por qual motivo alguém faria um Dia do Brasil? A verdade é que vivemos um "Brazil Year", isso sim.

Brasileiro nerd.

Como se você não escutasse Michel Teló todos os dias, não falasse português, não acessasse o Facebook e o Twitter para acompanhar as novidades, assim como não deve ler todas as notícias sobre novelas e "bafafás" políticos. 

Acorda! Você está no Brasil, só que alguns km´s mais para o lado. Então, não precisa vestir a máscara e ir tomar chimarrão no parque e anunciar para os amigos do Facebook. Todo mundo sabe que você é gaúcho(a)!

Também não precisa reunir os amigos para assistir o jogo do Brasil x Trinidad e Tobago. Você nem sabe quem é o meio de campo da seleção! E outra, no Brasil você dormiu durante os jogos da Copa do Mundo.

Enfim, deixe de ser um brasileiro "fake"! 

Tchau.



2 comentários:

  1. Ahh saber alguns dados técnicos não significa ser patriota e sim trabalhar pro IBGE ou algo do tipo, e o Hino Nacional nem a Vanusa sabe cantar (e mais uma caralhada de gente). Mas não tem coisa que me irrita mais o nego chegar e ficar tirando 3 milhões de fotos com a Bandeira do Brasil pra por no perfil e reuniões pra tomar chimarrão...Por favor, façam uma reunião com outras nacionalidades e vão trocar cultura, comidas e idiomas. Tem gente que chega aqui e volta sabendo português do Norte ao Sul, perde até o próprio sotaque e aprende todas as gírias Nacionais. Ter alguns amigos brasileiros aqui é legal e acho até importante, por que quando precisa uns acabam ajudando os outros, mas conhecer outras diversidades acho que é realmente o objetivo de muitos aqui.

    Moro fora de Dublin, em uma vila que só tem velhos, crianças e pubs...e adoro passar minhas tardes off tomando uma Pint com os velhinhos sempre simpáticos(confesso que entender eles é tenso, mas depois de umas falo até Irish)...mas cada um é cada um...

    ResponderExcluir
  2. 1- Resposta: Prefiro usar roupas com as cores nacionais como verde, amarelo, azul etc.
    2 - Vixi! Talvez até de trás pra frente! Hahahaha!!
    3 - Sei tudinho! (;

    ResponderExcluir