sexta-feira, 26 de outubro de 2012

E o "tal" do emprego? Tá fácil?

Meu amigo. Se tem algo que brasileiro pediria, caso tropeçasse em uma lâmpada mágica em Dublin, seria um emprego!

Quem diz que tá fácil, não vai pro céu. Mentiu!

Como todo blog e site de intercambio cansa de dizer, os brasileiros em Dublin, em sua maioria, encontram os subempregos. São bons? Claro que sim. Porém, se você não tem calo na mão (Não pense besteiras) e não é fã de trabalho pesado, terá problemas.

O salário mínimo é bom: 8,65/hora. Sendo assim, caso você o receba, estará feliz da vida! O problema é que muitos "jobs" não pagam isso e quando pagam, exploram o funcionário.

Vamos para as vagas mais comuns:

AuPair: Vaga voltada para as brasileiras que buscam praticar o inglês cuidando de crianças. O salário costuma ser 100 euros por semana, porém você encontra de até 260 (ou mais), se tiver sorte!
Vantagens: Como vai cuidar de crianças, tende a praticar inglês. Algumas moram nas casas de família e podem aprender mais sobre a cultura irlandesa. 
Desvantagens: Algumas famílias pagam pouco e muitas vezes são 3, 4 crianças. (Uma já é complicada, imagine uma gangue infantil!!!!) 

AuPair

Barman, Bartender, Barista e Garçom: Servir é sinônimo de dinheiro. Nessas funções, o brasileiro ganha bem (Salário Mínimo + gorjetas + telefone de clientes gostosas).

Cleaner (Ajudante de Limpeza): Se você não ajudava a sua mãe durante a arrumação da casa, esquece. É trabalho pesado e digno de dor nas costas.
Nos pubs, existem várias vagas para você limpar vômitos e latrinas.
Escolas, Faculdades e Empresas costumam oferecer algumas vagas de limpeza, pagando o salário mínimo.
Famílias costumam contratar 1 vez por semana (Normalmente mulheres, pois possuem o dom para a coisa).

Entregador de Jornais: Com o clima "estável" de Dublin? Maravilha. É trabalho digno e difícil, mas paga as contas do final do mês. Nunca soubemos de alguém que ficou rico, entregando/vendendo jornal.
Média de ganhos: 30 euros diários, trabalhando 4 horas.

KitchenPorter (Vulgo: Auxiliar de Cozinha): É um dos subempregos bons de Dublin. Quem trabalha nessa função, é feliz, ganha bem, sofre bastante e tem história para contar. Lava pratos, organiza o material, limpa o chão e as vezes, até dá um suporte para o pessoal que cozinha.
Normalmente trabalham em restaurantes, bares, pubs e lanchonetes.
Salário: Ganham o mínimo por hora. (Costuma-se fazer "hora extra")

KitchenPorter

Representante de Vendas em Escolas: É comum as escolas com um número significativo de brasileiros, buscarem nativos para as funções de vendas.
O que é legal? Você faz contatos.
O que é ruim? Ganha pouco, trabalha bastante, perde os últimos fios de cabelos, não dorme e só fala português o dia todo.

Representante de Vendas em Agências de Intercambio: Ah, fique no Brasil.

Rickshaw (Conhecido como aquele que "pedala" por dinheiro): Trabalho comum entre os homens brasileiros. Trabalha-se normalmente no período noturno, em bicicletas (Motorizadas ou não), levando as pessoas de um lugar à outro. Para isso você precisa de contatos e alugar uma bike!
O que consegue ganhar além de dores nas pernas? Uma grana boa, uma vez que as pessoas são generosas e dão ótimas gorjetas. (Quem trabalha, diz que consegue tirar 50 euricos por noite no mínimo)

Rickshaw

Existem outras oportunidades? Claro. Mas, se conseguir uma dessas já é difícil, imagine uma outra que exige visto de trabalho, qualificações, indicações e demais "requisitos".

Dizem que dica não se dá, se vende: Sabe aquele último mês no Brasil que você resolveu só ficar em casa, contando os dias para vir para Dublin? Então, esquece ele da próxima vez e trabalhe para trazer mais dinheiro. Vai precisar!

Tchau.

4 comentários:

  1. Post mt bom mesmo.. E pow.. falar que é bom, é sacanagem.. A gente faz esse tipo de trabalho pq precisa.. mas ta longe de ser bom.. Tu rala igual a um escravo.. e ainda tem que rir e ser feliz kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, obrigado pela leitura e acompanhe os próximos posts. (Caso esteja trabalhando como um "escravo", dá um jeito de acessar escondido do chefe);)

      Excluir