sábado, 27 de outubro de 2012

Primeiro dia de Aula! O que esperar?

Você acaba de chegar em Dublin e está completamente ansioso(a) para conhecer a sua escola, saber como é a estrutura, fazer o teste de nivelamento e começar a estudar. Afinal, você veio aqui para isso, não é?! (Bobinho, mal sabe ele que daqui 1 mês, só vai 2 dias por semana nas aulas)

Alunos.

Mas, vamos tentar transparecer o que te espera no primeiro dia de aula. Feche os seus olhos (de mentirinha, tá?) e imagine o seguinte: 

"Você ficou a noite toda, escolhendo a sua roupa do primeiro dia. Afinal, a primeira impressão é a que fica! Acordou cedo, passou 17 gotas de perfume e saiu para a escola. 

Chegando lá, de longe você já percebe as pessoas sorrindo, conversando e você imagina: 'Ah, que emoção! Elas devem estar falando em inglês... Nossa, não vejo a hora de me enturmar... Mas, o que será que eu falo? Como vou chegar neles? De que nacionalidades devem ser?'

Quando você se aproxima, um leve conflito em seu cérebro lhe chama a atenção: As pessoas estão falando português??? (A música de fundo termina e você só escuta os grilos saltitantes

Brasileiros.

Você propositalmente finge acreditar que está feliz por ver brasileiros e entra na escola. Na recepção, provavelmente você encontrará uma pessoa que te encherá os olhos de alegria: Um europeu! Sim, essa pessoa não nasceu no Brasil e ela fala inglês! (A música de fundo na sua cabeça volta a tocar)

Como seu inglês ainda não é bom, você pergunta pelo representante brasileiro da sua escola. (Provavelmente tenha mais de um)
Você se aproxima da recepcionista europeia e o diálogo é mais ou menos assim: Hi. Fulano? (Fingindo que está procurando por alguém)
As palavras seguintes são: Thank you. Ok. Hmmm. Ok. Thank you!

Em poucos minutos chega o representante da escola, que você já conhecia por fotos ou Skype. Ele parecia mais magro e alto! Em poucos minutos, ele te apresenta a escola e mostra a sala onde você irá estudar. Você dá aquela espiadela e rapidamente consegue contar umas 10, 12 pessoas (6 estão debruçadas na mesa, tentando dormir). 

Alunos prestando atenção na aula.

O nervosismo toma conta e você lembra-se do primário, quando entrou na escola nova e os demais coleguinhas ficavam atacando papel na sua cabeça. Mas, aqui é Dublin e você é adulto, então encare os desafios! E por incrível que pareça, você tem um logo que entra na sala (Tá faltando cadeira e você precisa bater na porta ao lado e pedir uma).

O segundo desafio do dia é entender o que o professor Irlandês perguntou quando olhou para você e vomitou meia dúzia de palavras. Acostume-se, no começo é sempre difícil! Se passar mais de 10 segundos sem entender, algum brasileiro samaritano irá traduzir para você. 

Coisas que você pode esperar nesse primeiro dia: 
  • Frio.
  • Banheiro lotado no intervalo.
  • Brasileiros querendo puxar papo.
  • O professor olhando seu decote.
  • Frio de novo.
  • Avisos pelos corredores dizendo: Speak English, please.
Tá vendo? Nem é tão difícil quanto você imaginava. Pode até ser melhor ainda, caso você tenha a sorte de ter um lápis a mais e um estrangeiro puxar papo contigo e pedir emprestado.

No final da aula, você irá transbordar adrenalina e ficará orgulhoso que aprendeu 7 palavras novas, formou uma frase e poderá contar tudo isso para a sua mãe.


Agora chega de aula. Você irá com seus amigos novos tomar uma ou duas cervejas para comemorar!

Tchau.

6 comentários:

  1. Acompanho vocês desde ontem..kkk. (é eu tenho tempo ocioso,pouco!!)Moro no paraíso, Trancoso, extremo sul da Bahia, e estou de mudança para Dublin em Março\13 (pelo jeito,que triste né.)De tudo que eu li até agora o conteúdo do blog de vocês é o mais completo(leia-se verdadeiro) e interativo.Vou chegar ai mais ligado por ter achado o blog de vocês antes,certeza. Desde já obrigado. Parabéns pra vocês.Até Dublin (leia-se Pub).
    Abraço.
    Claudio Andrade Silame

    ResponderExcluir
  2. é realmente cada um é cada um. cada escola uma escola. estou em Dublin há 8 meses e meu primeiro dia de aula foi RADICALMENTE DIFERENTE desse descrito acima. Sim na minha escola SÓ se fala ingles. Nenhum professor ficou olhando pro meu decote, os poucos brasileiros da minha escola estão lá pra estudar ingles, entao na maior parte das vezes e SEMPRE dentro da sala de aula o idioma É O INGLES. Eu amo essa cidade, e o que menos tenho aqui são amigos brasileiros. Se eu quisesse fazer amizade com brasileiros ficava no Brasil. Mas dai, como disse, cada um é cada um.

    ResponderExcluir
  3. "Muchas Gracias", Claudio!

    Falta pouco para você chegar em Dublin. Logo mais, sentirá na pele as belezas da cidade! Tenho certeza que irá gostar bastante. :)

    Desde já, seja bem-vindo.

    ResponderExcluir
  4. Pri Pavan, que bom saber que existem outras "histórias"! Achávamos que todos os brasileiros em Dublin tinham passado pela mesma experiência. Obrigado por abrir nossos olhos!

    Esteja a vontade em acompanhar nossas próximas atualizações.

    Ah, não deixe de informar qual sua escola. Vamos fazer um "pacotão" e mudarmos todos para lá! Deve ser realmente incrível.

    ;)

    ResponderExcluir
  5. poxaaaaa cadê vocês?!? Melhor blog disparado!!

    ResponderExcluir