segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Halloween ou Carnaval?

Um dos dias mais esperados pelos Irlandeses é o Halloween! Como todos sabem, é uma tradição antiga e "macabra". Nesse dia os pais contam histórias assustadoras, são criadas várias atrações assombrosas, fogueiras e as crianças esculpem abóboras (jack o' lantern) e saem nas ruas para o famoso "Gostosuras ou Travessuras" (Trick-or-treat).

Halloween.

Há séculos que as pessoas "comemoram" esse dia e são várias hipóteses de origens que envolvem o Halloween. Mas, independente de qual crença acreditar, essa data é marcada por vários propósitos semelhantes: dia das bruxas, culto aos mortos, vigília aos Deuses ou Santos, etc. 

O mais importante dessa data é você poder se fantasiar e ir às ruas a caráter. Seguindo as tradições, as pessoas "deveriam" se fantasiar de bruxas, vampiros, lobisomens, múmias, zumbis, esqueletos, etc. 

Se você já sabe tudo disso acima, por que é que foi fantasiado de Super-Herói, Cowboy, Cinderela, Policial ou Elvis Presley? Como dizem: "Você está fazendo isso errado"!

Brasileiros sem noção.

É bem coisa de brasileiro inverter o significado das coisas e isso ficou claro nesses últimos dias, quando nos fantasiamos dignos de festa Carnavalesca e estragamos a tradição criada há centenas de anos. O pior é que aquela pessoa que se fantasiou com pijama, colocou camiseta de time de futebol ou a fantasia do Batman, achava mesmo que estava de acordo com a data.

Não estraguem as tradições "dos caras"! Ela vem se mantendo a tempos e com certeza os Irlandeses devem ter achado ridícula a sua fantasia de Enfermeira. Se você acha que não, imagine o seguinte:

Você está no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, no Sambódromo de Marquês de Sapucaí. Carnaval rolando, todo mundo semi-nu, rolando marchinhas carnavalescas (Olha a cabeleira do seu Zé, A Pipa do Vovô e outras) e de repente você olha para o lado e encontra três dúzias de Irlandeses vestidos de verde, segurando leprechauns e tocando bodhrán (instrumento musical de percussão irlandês).

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Simples! Ninguém vai lá no Brasil misturar Carnaval com St. Patrick´s Day. Portanto, respeite as tradições! Se você não tem criatividade para uma fantasia macabra, compre uma blusa preta da Penney´s, passe ketchup no canto da boca e diga que é um vampiro. Bem melhor do que ir vestido de Homem-Aranha!

Homem-aranha.

Ainda dá tempo! O dia 31 nem chegou e você pode aproveitar bastante aqui em Dublin. Terão vários eventos e festas tradicionais. Mas, se for para ir vestido com a mesma fantasia escrota que usou no sábado ou domingo, deixa pra lá! Melhor nem ir.

Se não acredita nas palavras contidas nesse texto, acesse o Facebook ou Twitter e procure pelas atualizações dos brasileiros. Com toda certeza, metade das fantasias não ganhariam destaque nem mesmo no Carnaval do Brasil, quanto menos em um Halloween na Irlanda.

Para finalizar, tenho que dar minha opinião pessoal: A fantasia mais "sem noção" encontrada pelas ruas do Temple Bar, foi de um sujeito vestido de Marinheiro! Sinceramente, o que comentar sobre isso?

Tchau.



2 comentários: